Como assessor, posso acessar a carteira do cliente no banco?

Sim, da mesma forma que você pode receber uma folha impressa das mãos do cliente com a posição dele no banco, você pode visualizar a posição dele, de forma digital, nos bancos. Os cuidados que precisam ser tomados é o respeito a regulamentação 497 e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo a regulamentação 497, Art. 13, VIII, é vedado ao Agente Autônomo de Investimentos confeccionar e enviar para os clientes extratos contendo informações sobre as operações realizadas ou posições em aberto. Mas nada impede que o cliente acesse uma plataforma com a sua marca e autorize expressamente você ou sua empresa a acessar os dados dele disponível no banco.

De forma resumida, é exatamente esse ponto que a Lei Geral de Proteção de Dados trata, o cliente precisa autorizar expressamente o acesso aos dados. Essa adequação será necessária a partir de Agosto/2020 e poucas assessorias estão considerando esse ponto em seu planejamento estratégico.

Agora, depois de acessar os dados, o tipo de trabalho que você vai realizar com esses dados deve respeitar a 497. Você não pode gerar um relatório para apresentar para o cliente, você não pode auxiliar ele a investir nos bancos e você não pode realizar nenhum tipo de cobrança direto ao cliente.

Então como estruturar seu grupo de AAI para fornecer esses serviços? Profissionalizando sua estrutura. A profissionalização da sua estrutura é necessária considerando a tendência do mercado de plataforma de investimentos e o desejo de captar investidores profissionais e eventual realizar o IPO da empresa.

Não é mais segredo que 70-80% das grandes operações possuem PJs de Consultoria CVM e Gestora CVM. A partir dessas novas PJs, os escritórios são capazes de atender os clientes nos bancos, gerar relatórios consolidados e emitir opiniões. Essas estruturas, junto com a possibilidade de ter sócio capitalista torna o sonho de efetuar um IPO mais próximo.

Além disso, considerando o share da carteira médio de 40%, os escritórios estão dobrando o seu potencial de receita com um investimento de R$30 mil reais e sem captar 1 cliente. A AAWZ auxilia os escritórios a alinhar o planejamento estratégico e a estrutura societária, de forma a deixar a empresa pronta para um futuro IPO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *