O que os maiores escritórios de assessoria do mundo estão fazendo?

De forma simples e direta, eles atendem o cliente em todas as vertentes e locais que ele precise.

Segundo uma pesquisa da Cerulli Associates, nos EUA existem mais de 60 mil assessores independentes e mais de 60 mil de consultores de investimentos.

A mudança aconteceu após a crise de 2008, quando os incentivos/empréstimos no mercado ficaram escassos e as empresas de assessoria foram obrigadas a melhorar os seu serviços e o seu posicionamento para o cliente final. Nos anos seguintes sobreviveram as assessorias com estrutura societária capaz de atender o cliente em diferentes modelos e de escolher a plataforma mais vantajosa.

Hoje os assessores de investimentos do Brasil, em sua maioria, não possuem sistemas com a sua própria marca, estão vinculados à apenas uma instituição e, exatamente por isso, não conseguem atender 100% da carteira de grandes clientes.

Ainda sobre o atendimento da carteira do cliente, hoje o share médio de um escritório de assessoria com 10 anos de mercado está abaixo 50%. Sendo que nos clientes acima de R$1 milhão, esses números baixam para 30-40% e algumas vezes, 20%. Isso quer dizer que você precisa de mais leads que clientes atuais para valer a pena ir para rua captar novos clientes e não trabalhar os clientes já captados.

Quem atende o cliente diariamente sabe que a maior dificuldade do processo é a transferência do dinheiro, principalmente quando o cliente é atendido pelo Ultra Private dos bancos que também oferecem acessos as outras casas de investimentos que não o próprio banco.

A transferência do dinheiro sempre será o maior gargalo, não só por causa do processo trabalhoso e os custos da operação, mas pela cultura bancária brasileira e pelos colaterais que o banco requisita para fornecer serviços corporate.

É por isso que 70-80% do Grupo dos grandes escritórios de assessoria estruturaram Consultorias CVM/Gestoras CVM capazes atender o cliente fora de sua corretora de origem. Dessa forma, é possível auxiliar o cliente a investir melhor sem sair do banco, e assim, ganhar a confiança para oferecer serviços mais personalizados de M&A, Crédito e outros serviços que muitas vezes geram mais receita que toda a operação de investimentos.

No longo prazo, é necessário estruturar uma sociedade com holding, PJs 1, 2 e 3 de forma a dar liberdade de escolha de parceiros. Assim, a empresa de assessoria não fica dependente à apenas uma instituição e é capaz de captar investidores profissionais e eventualmente efetuar o seu próprio IPO.

A título de exemplo, pense num escritório de advocacia: quando você entra em bons escritórios, existem diferentes profissionais para te atenderem em diferentes frentes: trabalhista, tributário, empresarial e etc. Acontecerá da mesma forma quando ele entrar na sua boutique de investimentos: o cliente vai ser atendido, onde ele precisar.

Nós da AAWZ estamos auxiliando os escritórios do país inteiro nesse processo de estruturação societária e tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *